12/08/2011 Cesama encontra sofá jogado às margens do Rio Paraibuna durante realização de limpeza

Um sofá, que foi descartado às margens do Rio Paraibuna, foi encontrado pela Cesama nesta quinta-feira, 11. Ao redor do móvel, restos de caixa de madeira e lixo também foram jogados no local. O material foi encontrado durante os serviços de limpeza das margens e dos pilares do rio, trabalho realizado continuamente pela Cesama. O objetivo desta ação é justamente evitar o acúmulo de entulhos e desobstruir o curso d’água para melhor vazão do corpo hídrico.

Pedro Otávio Masson, coordenador de manutenção e limpeza de corpos hídricos da companhia, muito lixo foi retirado do Rio Paraibuna durante uma semana de trabalho. “Dentre galhos de árvores, lixo doméstico e garrafas PET, retiramos cerca de 200 quilos de entulhos entre as pontes do Bairro Jóquei III e da Rua Halfeld. Hoje, por exemplo, vamos retirar este sofá e encaminhá-lo ao Demlurb para destinação correta do material.”

Além da limpeza do Rio Paraibuna, outra equipe da Cesama realiza os trabalhos de roçada das margens e limpeza do leito do córrego que passa pela Rua Bruno Barbosa, no Bonfim. Os trabalhos seguem pelo bairro até atingir a completa limpeza do curso d’água.

Masson alerta a população para que não jogue lixo e entulhos nos córregos. “Além dessa ação deixar nossa cidade com mau aspecto, o descarte indevido de lixo nos cursos d’água pode prejudicar as comunidades que moram na região, inclusive atraindo insetos e doenças.”

Demlurb possui projeto Cata Treco

Os cidadãos que não sabem onde descartar restos de móveis ou outro tipo de material devem procurar o Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), que possui um projeto chamado Cata Treco. Basta que o usuário ligue para o departamento e agende um horário para que funcionários do Demlurb busquem o material e encaminhem para destino final correto. O telefone para agendamento é 3690-3500.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência