11/01/2024 Cesama evolui mais de 130% em auditoria da Metodologia Acertar

Postado por: Cesama


A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) obteve uma evolução de 131% no terceiro ciclo de avaliação de confiança da Auditoria Acertar, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A avaliação foi realizada em agosto de 2023, com base em um comparativo de resultados da companhia em 2020 e 2021, tendo como objetivo verificar a confiabilidade dos lançamentos feitos no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Em suma, certificar a qualidade das informações fornecidas pelas empresas do setor sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário no país. 

Para condução das melhorias apontadas pela Acertar, a Cesama contou com o apoio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), implantando, em 2022, um Comitê de Melhores Práticas, coordenado pela analista de saneamento, Maristela Soranço Miranda. Também integrante desse grupo, o assessor de Planejamento e Regulação (APR), Mário de Araújo Porto Filho, explica que a avaliação de 2021 realizou 74 testes. Cada um foi classificado dentro de quatro possíveis notas: não aplicável, não implementado, parcialmente implementado ou implementado. “Em 2020, dos 74 testes aplicados na Cesama, 26 foram considerados implementados”. Realidade, segundo ele, muito diferente da encontrada no ano seguinte, “com um salto para 60 itens, o que justifica o crescimento de mais de 130%”.

Ao todo, a auditoria enfatizou sete focos específicos: comercial, contabilidade, operacional, folha de pagamento, controle da qualidade da água, suprimentos, compras e contratos e monitoramento dos índices de atendimento. Com 300% de evolução, o setor comercial foi um dos destaques. Responsável pela pasta, o chefe do Departamento de Faturamento e Corte (DEFC), Renato Rios Meyer, atribui o resultado ao amadurecimento da companhia. “Isso nos trouxe uma objetividade no desenvolvimento dos procedimentos, tornando-os mais seguros, claros e consistentes”.

O setor operacional da Cesama também obteve 300% de evolução. “Acredito que isso se deva, principalmente, à adoção dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), que agora norteiam nossas atividades de forma mais assertiva e controlada”, afirma Fábio Almeida, chefe do Departamento de Medição e Controle (DEMC). Opinião corroborada pela chefe do Departamento de Suprimentos (DESU), Fabiana Vicente de Mesquita, pasta que conquistou uma evolução de 133% nos itens de suprimentos, compras e contratos. “Aprendemos que a padronização, com a automatização dos processos, reduz a possibilidade de erros, tornando-os rastreáveis. Isso permite verificar os usuários responsáveis pelas ações, as informações e alterações no sistema.”

Além da padronização dos processos, o envolvimento dos empregados foi considerado um dos principais motivos pelo sucesso nas auditorias. É o caso do Departamento Financeiro (DEFI), também avaliado com 133% de evolução. “Na minha opinião, o foco primordial para alcançarmos esse resultado foi a internalização da sua importância pelas equipes. Conseguimos envolvê-las, convencendo da relevância do projeto para a Cesama e para a imagem da companhia perante a sociedade”, enfatizou Robson Dutra Ferreira, gerente Financeiro e Comercial (GEFC). Coordenadora de Folha de Pagamento e Benefícios (CPB) na época da avaliação, item que obteve 120% de evolução, Viviane de Oliveira Lélis, concorda. “Foram cerca de três meses de extrema dedicação e comprometimento, tendo o suporte de uma equipe impecável, o que se traduziu nesse resultado de excelência”, elogiou Viviane.

Controle máximo da qualidade da água é ponto alto em avaliação

O controle da qualidade da água realizado pela Cesama foi um dos pontos altos da auditoria da Acertar. Isso porque, ao invés da evolução, o item conseguiu manter a máxima excelência já obtida em 2020, com todos os testes considerados implementados. “O Laboratório Central da Cesama possui o Reconhecimento de Competência de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, o que evidencia que já temos um sistema de gestão da informação laboratorial tecnicamente válido”, explica Ana Elisa Ferreira, da Assessoria de Controle da Qualidade (ACQ). No entanto, confirmar o resultado junto à Acertar é uma conquista importante, pois permite “disseminar a cultura de melhoria da qualidade da informação, trazendo maior confiabilidade aos dados fornecidos por nossa empresa."

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