28/02/2012 Cesama facilita pagamento de contas de água e esgoto a partir da próxima segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de março, a Cesama irá facilitar a forma de recebimento de contas de água e esgoto da empresa. O pagamento das faturas pode continuar sendo feito nos bancos conveniados (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), casas lotéricas e correspondentes bancários (Supermercado Bahamas, Drogaria Dia e Noite, entre outros), mas a principal mudança é que os usuários poderão quitar suas contas mesmo depois da data de vencimento em qualquer um destes postos. Anteriormente, este pagamento só poderia ser feito na Agência de Atendimento da companhia. Em contrapartida, os caixas de recebimento desta unidade serão desativados e o espaço será readaptado para melhor atender ao público, com um número maior de funcionários disponíveis.
O diretor presidente da Cesama, Cláudio Horta Mendes, explica que o usuário agora não terá que se preocupar em vir à agência de atendimento para fazer o pagamento, caso o prazo tenha expirado. “Atualmente, se o usuário deixa de pagar a conta em até 30 dias após o vencimento, ele precisa se deslocar até a Agência de Atendimento da companhia, no Centro da cidade, para quitar sua fatura. Agora, ele pode fazer este pagamento em qualquer banco conveniado ou casa lotérica próximo à sua casa, no seu bairro. A multa e os juros por atraso virão na conta seguinte”, ressalta. Nada muda com relação aos prazos limites do corte do fornecimento de água em caso de atraso de pagamento, conforme a legislação.
Já a diretora financeira e administrativa da Cesama, Maria Clara Correa de Oliveira Cyrne, afirma que foi feito, ainda, um estudo para comparar os custos operacionais envolvidos na manutenção dos serviços de recebimento de contas na agência. “Além de levar em conta a questão da segurança, tanto dos nossos empregados quanto dos nossos usuários, verificamos ser possível desativar os caixas da Agência de Atendimento sem prejuízo para a população. Só nesta região, temos seis postos de recebimento de contas de água e esgoto que podem ser utilizados pelos nossos clientes (ver mapa em anexo). Deixamos este trabalho para os bancos e credenciados bancários, que são instituições preparadas para este fim”, afirmou. O recebimento de contas na Agência de Atendimento da Cesama será feito até esta sexta-feira, 2 de março.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.