12/02/2021 Cesama fecha primeiro mês do ano com serviços de substituição de redes em quatro bairros e quase duas mil manutenções no sistema
O mês de janeiro foi de intenso fluxo de trabalho para a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Dando continuidade aos serviços de remodelação de redes de esgoto para melhoria do sistema, a companhia substituiu um total de 418 metros de tubulações, com obras nos bairros São Benedito, Centro, Vila Ideal e Vitorino Braga. Na área de manutenção do sistema, os serviços somaram quase dois mil atendimentos, entre reparos em redes e ramais de água e de esgoto, principalmente.
O diretor técnico-operacional da companhia, Márcio Azevedo, explica que entre outubro e março, historicamente registrado como o período de chuvas em Juiz de Fora, o número de serviços relacionados a vazamentos de esgoto e redes de esgoto entupidas aumenta cerca de 50%.
“Isso acontece devido ao lançamento indevido de água de chuva nessas tubulações, que não são dimensionadas para receber tal volume. Isso pode causar retorno de efluente para dentro dos imóveis ou o extravasamento dos Poços de Visita (PVs) nas ruas. Há ainda, o rompimento das tubulações, que causam erosões. Por isso, é de extrema importância que a população descarte a água de chuva próximo às bocas de lobo, para que sejam lançadas nas redes de drenagem e, quando não houver, próximo à sarjeta. Mas nunca nas tubulações de esgoto”.
Azevedo destaca, ainda, o programa de remodelação de redes da Cesama, realizado de forma contínua, quando é avaliada a necessidade de troca das tubulações em vários pontos da cidade. “A remodelação é feita, principalmente, nas áreas onde as redes estão em piores condições de operação e precisam ser redimensionadas, levando em conta o volume de esgoto coletado. Com isso, investimos em um sistema mais moderno para atender aos usuários”, afirma.
Atendimento ao público
Ainda durante o mês de janeiro, a Agência de Atendimento da Cesama realizou 11.568 atendimentos virtuais, entre solicitações, esclarecimentos de dúvidas e pedidos de informações recebidos pelo WhatsApp, Telegram e e-mails. Além disso, em virtude da pandemia, todos os atendimentos presenciais, quando estritamente necessários, estão sendo feitos por meio de agendamento. Nesse mês, foram realizados 638 atendimentos agendados. Para mais informações sobre os serviços e canais de atendimento, acesse o site da Cesama.
Outras informações:
(32) 3692-9179 – Assessoria de Comunicação da Cesama.