14/07/2023 Cesama finaliza PDTA para melhoria na eficiência de suas unidades operacionais

Postado por: Cesama

Nesta quinta-feira, 13, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), em uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), chegou à conclusão do seu Plano Diretor de Tecnologia da Automação (PDTA). Os trabalhos foram iniciados em 2018, como iniciativa da própria companhia, e, a partir de 2019, houve a entrada da UFJF no projeto, coordenado pelo chefe do Departamento de Automação (Deau) da Cesama, José Antônio Teixeira, e pelo professor Guilherme Márcio Soares, da Faculdade de Engenharia Elétrica da universidade, especialista em sistemas de automação. 

O projeto contou com o envolvimento tanto de empregados do Deau quanto do Departamento de Manutenção Eletromecânica (Deme) da companhia, além de trabalhadores de outras áreas de suporte. "Houve uma grande sinergia entre a equipe da Cesama e da UFJF, desde o início. Todos participaram ativamente na construção deste PDTA, que orienta, com mecanismos claros, o caminho para que a companhia adeque o plano à sua realidade de execução", afirma Guilherme. A mesma opinião foi compartilhada por José Antônio. "Tivemos um resultado excelente, com essa parceria entre meio acadêmico e meio industrial", afirmou.

 Como contexto para a construção do plano diretor, foi levado em conta o desafio do aumento da eficiência operacional para empresas de saneamento em um ambiente de transformações, incluindo as adaptações regulatórias. No caso da Cesama, a implantação do sistema de telemetria, que trata da automação, monitoramento e controle, em tempo real, dos níveis de reservatórios e funcionamento de elevatórias de água e esgoto e estações de tratamento, teve início nos anos 2000. "De lá pra cá, tivemos um grande salto, com diversos investimentos na área. Com a conclusão desse PDTA, o intuito é continuar avançando, agora com uma diretriz clara e exequível", avaliou o gerente de Automação e Eficiência Energética, Sérgio Queiroz de Almeida. Atualmente, a Cesama conta com mais de 180 estações monitoradas, de modo que a automação hoje é um dos pilares do sistema de operação da empresa.

Entre as demandas levantadas, estão a automação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs) e o aumento da quantidade de dados monitorados, próximo desafio a ser superado. "Pouquíssimas companhias do país se preocupam em desenvolver esse plano diretor, e a Cesama está à frente, inclusive, de empresas de grande porte. Juiz de Fora está em excelentes mãos com a equipe de sua empresa de saneamento", elogiou Guilherme.

 O diretor técnico-operacional da companhia, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, fechou os trabalhos, enaltecendo a parceria entre as duas instituições. "Poderíamos ter ido buscar este suporte no mercado de trabalho, por exemplo, que às vezes não está preocupado com a particularidade de cada empresa. A qualidade do produto que está sendo entregue hoje é fruto do engajamento das duas partes, Cesama e UFJF. O nosso desafio agora é a implementação do plano, que será um impulso para nós", finalizou.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência