12/03/2014 Cesama implanta 740 metros de novas redes de esgoto entre os bairros Vila Ideal e Poço Rico
Nesta quarta-feira, 12, a Cesama dá continuidade aos trabalhos de implantação de 740 metros de redes de recalque de esgoto na Rua da Bahia, na divisa entre os bairros Vila Ideal e Poço Rico. As ações estão sendo realizadas por trechos e atualmente estão focadas entre o Clube Tupynambás e a Rua Pernambuco, onde a companhia implanta tubulações de ferro fundido com 900 milímetros de diâmetro.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembra que a intervenção integra o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna e possui previsão de conclusão para o final de junho. “Esta rede irá conduzir os efluentes locais até os interceptores que implantamos recentemente na Avenida Francisco Valadares, de onde o material será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo construída no Bairro Granjas Bethel”, explica.
Os serviços na via já têm a aprovação da aposentada Maria Amélia César, moradora da região há 50 anos. “Iniciativas como esta, que melhoram nossa qualidade de vida, têm que contar com todo o nosso apoio. Precisamos valorizar esse tipo de trabalho, uma vez que ele traz muitos benefícios para a comunidade”, afirma.
A intervenção na Rua da Bahia está sendo realizada com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), para minimizar os transtornos no trânsito local. Pelas próximas três semanas, a via será totalmente interditada de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, sendo liberada durante os finais de semana.
Iniciadas em agosto de 2013, as obras de despoluição do Rio Paraibuna representam um investimento de mais de R$ 130 milhões no saneamento básico do município. Os trabalhos envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.