07/11/2011 Cesama implanta mais 2.200 metros do coletor tronco do Bairro Santa Cruz

As equipes da Cesama estão ampliando o coletor tronco (CT5) que atenderá a comunidade de Santa Cruz, encaminhando seus efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barbosa Lage. A intenção dos trabalhos é estender a coleta de esgoto para toda a região e parte alta dos bairros próximos, seguindo até as ruas Miguel Marinho e José Paulino Sobrinho, em São Judas Tadeu.

Atualmente, os trabalhos da companhia se concentram na Avenida Luiza Vitória Fernandes (foto) e depois seguirão paras as ruas João Pereira da Silva e Doutor Simeão de Faria. A tubulação, que irá atender cerca de quatro mil imóveis, possui extensão total de 2.200 metros e é feita em PVC, beneficiando cerca de 12 mil habitantes. A previsão é de que a primeira etapa das obras seja concluída até o final do ano. A segunda fase dos trabalhos está programada para janeiro de 2012.

De acordo com o chefe do Departamento de Apoio da Cesama, André Soares, a obra irá aumentar a contribuição da coleta de esgoto em Santa Cruz, gerando um aumento na vazão média de efluentes recebidos pela ETE Barbosa Lage. “Além disso, o funcionamento das novas redes irá contribuir para a redução da poluição no Rio Paraibuna e nos córregos locais, gerando um abatimento da carga orgânica que é diariamente despejada em suas águas”, explica.

Nos últimos anos, a Cesama tem investido intensamente na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. A unidade de Barbosa Lage, hoje, beneficia uma população equivalente a cerca de 60 mil pessoas na Zona Norte e seu sistema em funcionamento é composto por dois interceptores (IP1 e IP2), quatro coletores tronco (CT2, 4, 5 e 7) e quatro elevatórias (EE1, 2, 3, e 5), que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência