28/11/2023 Cesama inicia campanha de conscientização contra diabetes e hipertensão
O Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realiza, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a campanha "Saúde em Dia". A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os trabalhadores sobre duas doenças crônicas importantes – diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica – que podem ser prevenidas, tratadas e controladas, mas são responsáveis pela morte de cerca de 15 milhões de pessoas por ano no Brasil.
Dentro da programação, está prevista a realização de serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e glicemia, conforme agenda abaixo. Também serão oferecidas orientações individuais, se necessário, com a médica examinadora da companhia.
Como forma extra de motivação, os trabalhadores da Cesama participantes da campanha concorrem a um voucher de R$300,00 na loja esportiva Centauro. Um incentivo para a prática de exercícios físicos, tão importantes para uma vida mais saudável.
Contribuindo para uma maior conscientização sobre esses temas, a equipe do Dest também preparou alguns materiais informativos. Durante a semana, os empregados da Cesama devem ficar atentos ao whatsapp para ficar por dentro de informações úteis sobre as doenças, suas formas de prevenção e tratamento.
Também será entregue uma cartilha informativa que, além de conteúdos interessantes sobre os cuidados com a saúde, conterá os dados colhidos do trabalhador, como pressão arterial, glicemia capilar, circunferência abdominal, peso e altura. Esses dados serão um guia para controle e comparações futuras.
Agenda: serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e glicemia*
29/11 - 7h30 às 9h30: Unidade Santa Terezinha
29/11 - 10h às 12h: Unidade Norte
30/11 - 7h30 às 9h30: Garagem São Mateus
1/12 - 9h às 11h: Sede
4 e 5/12 – período da manhã (volante): Estações
*Exclusivo para empregados da Cesama
Cuidados são fundamentais para evitar complicações
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 10,4 milhões de brasileiros adultos (6,1% da população) foram diagnosticados com diabetes, sendo mais comum em pessoas com 65 anos ou mais. Já a hipertensão arterial sistêmica, ou pressão alta, de acordo com a PNS, aproximadamente 25,7% dos brasileiros adultos, estando também associada ao aumento da faixa etária.
Em ambos os casos, se não forem adequadamente controladas, essas doenças podem levar a complicações sérias, como problemas cardíacos, renais e oculares. No entanto, é crucial ressaltar que muitos casos podem ser prevenidos e controlados por meio de mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta equilibrada, atividade física regular e monitoramento regular da saúde.