02/12/2015 Cesama inicia ciclo de palestras sobre prevenção do câncer de próstata

 

“Quais são os sintomas iniciais do câncer de próstata?”, indagou um dos 45 funcionários da Regional Norte da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), durante palestra realizada na manhã desta quarta-feira, 2. O encontro marcou o início de um ciclo de debates sobre a prevenção da doença. A ação se estenderá às demais unidades da empresa nos próximos dias.

“Não há sintomas no começo da doença. Somente nas fases mais avançadas é que o paciente começa a descobrir certos indícios, tais como, problemas urinários, impotência e dormência nas pernas ou pés”, esclareceu o urologista Fernando Henrique Fernandes Neves Ribeiro, que comandou os trabalhos, abordando, ainda, os fatores de risco, o diagnóstico e as formas de tratamento.

De acordo com o urologista, é muito importante que esse trabalho de prevenção seja realizado entre os homens a partir dos 40 anos, uma vez que o câncer é curável se descoberto durante o seu estágio inicial. “É essencial que os funcionários também ajam como agentes multiplicadores desse projeto, divulgando a importância do exame anual para seus familiares e amigos, quebrando tabus em torno dessa prevenção”, destacou.

O médico do trabalho da Cesama, Luiz Antônio Avelar, afirmou que o encontro foi motivado pelo Novembro Azul, mês em que foi celebrada a campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata. “Por meio dessas palestras, estamos melhorando a qualidade de vida dos nossos funcionários, preservando sua saúde, a de seus familiares e seu trabalho na companhia”, explicou o médico, que foi um dos idealizadores da iniciativa, ao lado da assistente social da empresa, Edna de Medeiros.

Na opinião do auxiliar técnico de elétrica da Cesama, Leandro Miranda Croci, o encontro foi muito interessante, por esclarecer certas dúvidas. “Eu, por exemplo, não sabia qual era a faixa etária exata em que deve-se começar a fazer o exame do toque. Além disso, o debate serviu para nos conscientizar sobre os perigos da doença”.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência