24/06/2016 Cesama inicia implantação de 200 metros de redes coletoras de esgoto no Bairro Santa Terezinha

Dando sequência às obras de despoluição do Rio Paraibuna, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) iniciou nesta sexta-feira, 24, os trabalhos de escavação para implantação de aproximadamente 200 metros de novas redes coletoras de esgoto na Rua Josué de Queiroz, no Bairro Santa Terezinha. No trecho estão sendo alocados tubos de PVC com 200 milímetros de diâmetro.

De acordo com o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, o trecho integra o “Coletor Tapera”, tubulação de grande porte, com extensão total de quatro quilômetros, que será implantada às margens do curso dágua de mesmo nome, um dos maiores do município: “O Córrego Tapera corta as comunidades de Santa Terezinha, Bom Clima, Nossa Senhora das Graças, Bandeirantes e Eldorado. Com a implantação do coletor, os efluentes, que antes poluíam essas regiões, agora serão conduzidos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos concluindo no Bairro Granjas Bethel”.

“Até o momento, já implantamos 36 metros do coletor na Rua Domingos Lopes, no Bairro Nossa Senhora das Graças, e mais de 300 metros na Avenida Doutor Otávio Dias Moreira, no Bom Clima, onde seguiremos com intervenções pontuais até o final do ano”, complementou Marcelo, lembrando ainda que a obra na Rua Josué de Queiroz está sendo realizada com a interdição parcial da via no sentido bairro-Centro, no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua Custódio Tristão.

Totalizando investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos córregos Tapera, São Pedro, Matirumbide, Yung e Independência, além de cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs nos bairros Granjas Bethel e Santa Luzia. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final de 2016, gerando assim um grande avanço no índice de tratamento de esgoto na cidade, que saltará inicialmente de 10% para até mais de 50% nos próximos anos.



*Informações com a assessoria de comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência