26/02/2014 Cesama inicia implantação de elevatória de esgoto próximo ao Viaduto Augusto Franco
A Cesama deu início, esta semana, à implantação da estação elevatória de esgoto no cruzamento das Avenidas Brasil e Itamar Franco, próximo ao Viaduto Augusto Franco. A unidade é parte integrante do projeto para tratamento do esgoto lançado no Rio Paraibuna, e os trabalhos estão na fase de escavação do terreno. A previsão é de que a elevatória esteja concluída até o final deste ano.
O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, conta que esta é a primeira das cinco elevatórias que a companhia irá construir ao longo das duas margens do rio nos próximos meses. “Elas terão como função facilitar o transporte do esgoto coletado, através dos desníveis naturais no relevo do terreno", detalha.
Marcelo explica que a nova unidade irá receber os efluentes que antes eram lançados nos Córregos Tapera, Matirumbide e São Pedro, além dos produzidos na região central da cidade. "Da estação, o produto será bombeado por meio dos interceptores que estamos implantando nas proximidades até uma segunda elevatória no Bairro Vila Ideal, a maior unidade dentre as cinco previstas. Esta estação irá conduzir o material até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que já está sendo construída no Bairro Granjas Bethel", afirma.
Orçada em R$ 25 milhões, a ETE União-Indústria será a responsável por tratar, com uma vazão média de 864 litros por segundo, 60% dos efluentes do município, incluindo as regiões centro, sudeste, leste e oeste. A previsão é de que o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama no telefone 3239-1255.