26/01/2012 Cesama inicia segunda fase das obras de ampliação do coletor tronco do Bairro Santa Cruz

Buscando reforçar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Zona Norte da cidade, a Cesama deu início, na última semana, à segunda fase das obras de ampliação do coletor tronco (CT5). Este coletor atende o Bairro Santa Cruz, encaminhando seus efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barbosa Lage. Os trabalhos da segunda etapa se concentram na Rua Doutor Simeão de Faria, que receberá cerca de 800 metros de tubulações de PVC no trecho entre as ruas João Pereira da Silva e Miguel Marinho. A previsão é de que a intervenção no local dure cerca de 50 dias.

O chefe do Departamento de Apoio da Cesama, André Soares, explica que a obra conta com uma extensão total de 2.200 metros e irá beneficiar aproximadamente 12 mil habitantes. “Durante a primeira fase, foram instalados 900 metros do coletor ao longo da Avenida Luiza Vitória Fernandes. Com a conclusão da segunda etapa, continuaremos atuando na Doutor Simeão de Faria, porém seguindo pelo trecho entre a Rua Álvaro Coelho Lemos até o Bairro São Judas Tadeu, implantando cerca de 1.020 metros de tubulações. Após o término das três fases, iremos efetuar a troca das redes coletoras que apresentem problemas ou que lançam seus efluentes no sistema de águas pluviais, nos dois bairros beneficiados”, detalha.

Segundo Soares, a intenção dos trabalhos é estender a coleta de efluentes para toda a região de Santa Cruz e parte alta dos bairros próximos. “Mesmo com a intervenção ainda em um estágio inicial, já estamos coletando o esgoto vindo dos cruzamentos das ruas do bairro, o que contribui para a redução da poluição no Córrego Santa Cruz, no Rio Paraibuna e nos cursos d’água próximos, gerando um abatimento da carga orgânica que é despejada em suas águas”, explica.

Nos últimos anos, a Cesama tem investido intensamente na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. A unidade de Barbosa Lage, hoje, beneficia uma população equivalente a cerca de 60 mil pessoas na Zona Norte e seu sistema em funcionamento é composto por dois interceptores, quatro coletores tronco e quatro elevatórias, que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência