06/05/2014 Cesama irá economizar cerca de 35% de energia com novo inversor de frequência em elevatória
Investindo continuamente na melhoria do sistema de distribuição de água em Juiz de Fora, a Cesama adotou uma solução pioneira na elevatória do Bairro Democrata. Utilizando uma técnica conhecida como Controle de Pressão PID (proporcional, integral e derivativo), a unidade agora conta com um novo inversor de frequência, que irá garantir melhor controle operacional do conjunto de bombas e, consequentemente, redução no consumo de energia elétrica. Entre março e abril deste ano, quando o novo aparelho foi colocado em operação, houve uma redução no consumo energético da unidade de cerca de 35% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O gerente de automação e tecnologia da informação da Cesama, Sérgio Queiroz de Almeida, lembrou que o equipamento foi adquirido no final de 2013 e teve sua instalação concluída em março, quando se iniciou a fase de testes do material. “Esta redução no consumo representa, por ano, uma economia de cerca de R$ 22,8 mil nos gastos com energia elétrica. Como estes inversores possuem uma vida útil que varia de 10 a 15 anos, o novo equipamento possibilita uma economia a longo prazo superior a R$ 228 mil para a companhia”, previu.
Sérgio contou que o novo equipamento proporciona também diversos ganhos operacionais, como a redução de paradas no abastecimento em virtude do rompimento das tubulações, provocadas pelo excesso de pressão: “Atualmente, a pressão das redes de água é controlada à distância pelo nosso Centro de Controle e Operação, conforme a demanda de cada região. Ele monitora todas as variáveis pertinentes ao processo, como vazão, nível e corrente, entre outros elementos, evitando assim perdas no sistema”.
A Cesama está realizando novos levantamentos de potenciais pontos que, assim como o Bairro Democrata, também deverão passar por modificações similares. “Ainda para 2014, já está prevista uma licitação para a aquisição de novos inversores de frequência, buscando garantir eficiência energética e hidráulica, além da melhor performance do sistema como um todo”, concluiu Sérgio.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.