08/10/2014 Cesama já concluiu 90% dos trabalhos de substituição das redes de esgoto do Bairro Santa Luzia
A Cesama já executou cerca de 90% dos trabalhos de substituição das redes de esgoto do Bairro Santa Luzia. No total, estão sendo implantados 1.290 metros de tubulações de PVC, com diâmetros de 200 e 300 milímetros, para melhorar o esgotamento sanitário da região. Atualmente, a intervenção está focada no lado direito da Rua Porto das Flores e no trecho entre as ruas Água Limpa e Três Ilhas.
De acordo com chefe do departamento de apoio da Cesama, José de Almeida Guedes, os serviços no local já atenderam às ruas Torrões, Três Ilhas e Sarandira, além de parte das ruas Porto das Flores, Chácara, Água Limpa e Avenida Ibitiguaia. “Tão logo os trabalhos sejam finalizados, a Empav dará início ao recapeamento asfáltico das ruas Água Limpa, Chácara e trechos das Avenidas Ibitiguaia e Santa Luzia”, afirmou.
Segundo Guedes, o sistema local está sendo preparado para, futuramente, lançar efluentes nos oito quilômetros do coletor que será implantado ao longo do Córrego Ipiranga: “Já contamos com R$ 14 milhões em recursos para as obras do coletor e da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Luzia, que será construída no final da avenida de mesmo nome. Os projetos estão atualmente sob análise técnica da Caixa Econômica Federal para, posteriormente, serem executados”, confirmou.
Atuando com uma vazão média de 150 litros por segundo, a nova ETE irá tratar cerca 5,5 % dos efluentes do município, recebendo a demanda dos bairros Santa Luzia, Cruzeiro do Sul, Jardim de Alá, Novo Horizonte, Aeroporto, Teixeiras, Estrela Sul e Bela Aurora.
Em 2014, a Cesama está investindo quase R$ 8 milhões nos serviços de substituição de redes de efluentes. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.