22/12/2016 Cesama já executou 60% da substituição de 380 metros das redes de esgoto do Bairro Santa Luzia
Dando continuidade ao programa de remodelação do sistema de abastecimento e esgotamento sanitário do município, nesta quinta-feira, 22, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) segue com a intervenção na Rua Francisco Henriques, no Bairro Santa Luzia. A obra teve início em novembro e já está 60% executada. Prevista para ser concluída até meados de janeiro, a iniciativa envolve a substituição de 380 metros da rede de efluentes da via, reforçando os serviços de coleta local.
“Inicialmente, iríamos trocar cerca de 180 metros de rede, entre as ruas Maria Pires e Lourdes Fonseca Pinto. Porém, à medida que os trabalhos foram avançando, constatamos a necessidade de otimizar também o restante da tubulação, que já estava desgastada pelo tempo de uso”, explicou o diretor técnico-operacional de Cesama, Márcio Augusto Pessoa. Assim, mais 200 metros de redes foram acrescentados, abrangendo o trecho entre as ruas Almiro Ribeiro Toledo e Alcides Paiva Campos.
“Até o momento, já remodelamos cerca de 250 metros de tubulação, substituindo antigas manilhas por tubos de PVC com 150 milímetros de diâmetro, que reduzirão a ocorrência de vazamentos na via”, detalhou o diretor. Márcio lembra, ainda, que, para a correta execução dos serviços, será necessário interditar totalmente o trânsito no trecho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, enquanto durarem os trabalhos.
As ações de substituição são realizadas ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.