22/02/2017 Cesama já executou 90% da nova estação elevatória em Vila Ideal

 

Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna contam com frentes de trabalho em diversos pontos de Juiz de Fora. Uma delas está atuando no Bairro Vila Ideal, onde a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) já executou 90% das obras de construção de uma nova estação elevatória de esgoto, na Avenida Francisco Valadares.

“Essa unidade será a maior das cinco previstas no projeto. Ela terá a função de bombear os efluentes coletados pelos 940 metros de redes que implantamos nos últimos anos, entre os bairros Vila Ideal e Poço Rico, até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos finalizando na comunidade de Granjas Bethel”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

Segundo o diretor, a companhia já iniciou os testes da parte civil da unidade e segue com a montagem da eletromecânica da estação, que já está 90% pronta. A previsão é de que a elevatória entre em fase de testes operacionais em abril: “É importante ressaltar que estamos atuando no Bairro Vila Ideal desde o início das obras de despoluição, em agosto de 2013. Implantamos 1,8km de tubulações interceptoras ao longo da Avenida Francisco Valadares e construímos pilares de concreto na altura do Abrigo Santa Helena. Em breve, eles receberão travessia, que alocará 200 metros de redes de esgoto de ferro fundido”.

A previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2017 sejam finalizadas as obras da primeira fase do projeto, que incluem elevatórias e redes localizadas na margem direita do Rio Paraibuna, desde a Rua Benjamim Constant até a ETE União-Indústria. Serão necessárias, também, as obras da segunda etapa, englobando a implantação de coletores de esgoto nas margens dos principais córregos da cidade, como o de São Pedro e Tapera (com trabalhos já iniciados), e o Matirumbide, d`Anta e Yung, incluindo as respectivas estações elevatórias, para que, desta forma, este conjunto de obras seja interligado ao sistema construído na primeira fase do projeto.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência