06/05/2015 Cesama leva ações de conscientização ambiental para 750 alunos do Instituto Metodista Granbery

Olhos atentos, mãos levantadas e muitos aplausos. Essas foram algumas das reações dos 750 alunos do Instituto Metodista Granbery às quatro palestras que a equipe de conscientização ambiental da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou na instituição nesta quarta-feira, 6. Os funcionários da empresa apresentaram um panorama sobre o saneamento básico no município, além de dados sobre a bacia hidrográfica local e as obras de despoluição do Rio Paraibuna.

“A participação dos estudantes mais novos foi intensa. Durante o debate, eles sugeriram diversas medidas de economia que eu ainda não havia mencionado, como o reaproveitamento das águas pluviais. Uma das professoras, inclusive, afirmou que conseguiu reduzir consideravelmente seus gastos apenas abrindo menos a torneira. É muito gratificante ouvir depoimentos como estes, pois, através deles, percebemos que esse trabalho de educação ambiental está sendo amplamente difundido”, contou a auditora da Cesama, Carla Mendes Vidal Frota.

O coordenador do ensino fundamental do Granbery, Carlos Magalhães, lembra que tomou contato com o projeto através do site da Cesama e ficou contente ao saber que as palestras também se estendiam à rede particular. “O encontro foi muito esclarecedor e oportuno, nos fazendo entender melhor os serviços da empresa, que vão muito além da conta de água. A parte da apresentação sobre os quatro mananciais também nos fez conhecer um pouco mais sobre Juiz de Fora”, afirmou.

A professora de geografia Adriana Dominato contou que a dinâmica complementou as atividades que vêm sendo desenvolvidas no colégio desde março deste ano: “Os alunos criaram uma série de cartazes sobre o tema, que reuniremos na forma de um livro. Posteriormente, também promoveremos um passeio pelo Bairro Granbery, no qual distribuiremos folders com dicas de economia, além de produzir vídeos educativos feitos por nossos estudantes”.

Quem assimilou com propriedade o conteúdo dos trabalhos foi o aluno do 4º ano, Nathan Magri Silva, de apenas 14 anos: “Lá em casa já estamos aproveitando a água da máquina de lavar para limpar o carro. Também vou repassar as dicas que aprendi para minha família e amigos. Devemos seguir economizando, para não arcar com as consequências depois”, previu.

Outro depoimento de economia foi dado pela aluna do 8º ano, Larissa Miranda Pereira, que é filha da gerente comercial da Cesama, Maristela Soranço. “Desde que o rodízio no abastecimento começou, também mudamos nossa rotina em casa. Entre outras coisas, passamos a limpar nosso quintal com balde. A ideia é economizar, assim ninguém passará necessidade”, disse a estudante de 12 anos, prova de que conscientização ambiental também passa de mãe para filha.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência