16/10/2023 Cesama mobiliza motoristas em treinamento sobre direção defensiva

Postado por: Cesama

Motoristas da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participam, ao longo desta semana, de um treinamento sobre direção defensiva. Dividido em cinco turmas para uma capacitação de quatro horas cada, o encontro teve início nesta segunda-feira, 16, sendo conduzido pela equipe de Supervisão de Educação para o Trânsito, vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da PJF. Uma demanda que cumpre uma obrigatoriedade legal do Código de Trânsito Brasileiro, mas, que, principalmente, reforça o compromisso da Cesama com a segurança.

“95% dos desastres viários são resultado de uma combinação entre irresponsabilidade e imprudência”. Foi com base em dados como esse que a supervisora de Educação para o Trânsito da SMU, Renata Lutiere, falou da importância da atualização dos conhecimentos. Nesse sentido, completou a agente, o treinamento visa conscientizar como está o trânsito, de modo a promover uma reflexão sobre a responsabilidade de cada cidadão. “Não podemos nos esquecer que as escolhas que fazemos têm uma consequência, embora, no dia a dia e na pressa, não paramos para pensar nisso”.

Também responsável pela apresentação dos conteúdos, a agente de trânsito, Renata Viana, fez uma revisão dos principais conceitos que dizem respeito à direção defensiva, a começar pela definição do próprio termo, foco da capacitação. “A direção defensiva se refere à forma de dirigir, que permite reconhecer, antecipadamente, o perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com outros usuários da via”, definiu. Em suma, ela completa, o objetivo deve ser sempre o “de evitar acidentes ou, numa nomenclatura mais atualizada, os sinistros de trânsito”.

Na fala, Renata reforçou a importância dessa consciência também pelas empresas, como feito pela Cesama. “É fundamental fazer essa revisão porque, muitas vezes, caímos no automatismo do dia a dia, o que, aliás, é um dos principais motivos da falta de atenção”. E ela completa. “Quando você tira, por uns instantes, o motorista da rotina do trabalho para uma capacitação, o colocando para sentar e refletir, os resultados são muito positivos.”

Há 30 anos no cargo de motorista, o empregado da Cesama, Moisés Pereira, avaliou porque, mesmo diante de toda a experiência, conhecimento nunca é demais. “Hoje, o trânsito ficou muito intenso, com o aumento no número e nos tipos de veículos e há, ainda, os diversos modos de conectividade, como celular”, compara Moisés. Motorista da companhia há 25 anos, Carlos Henrique Honório concorda. “A vida hoje ficou muito mais corrida, todo mundo com mais pressa e isso acarreta em várias consequências, como a falta de atenção”. Tudo isso, segundo eles, impacta diretamente na atenção e na segurança no trânsito. “O treinamento é muito válido, pois nos permite dar uma reciclada e colocar em prática coisas que podem parecer óbvias, mas que não podem cair no esquecimento”, concluiu Moisés.


Outras informações:

Assessoria de Comunicação Cesama
3692-9179

transparência