17/11/2023 Cesama moderniza processos com novo sistema de orçamento empresarial
A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) agora vai contar com um moderno sistema de acompanhamento e gestão do orçamento empresarial. Apresentado e aprovado em reunião de diretoria, no último dia 10, o modelo foi desenvolvido pelo empregado da Assessoria de Planejamento e Regulação (APR), Márlon Calixto, utilizando a mais importante ferramenta de gestão hoje existente no mercado, o Power BI. “Estamos falando de um sistema de última geração em inteligência de negócio que vai garantir ainda mais transparência, agilidade, modernização e assertividade na tomada de decisões”, explica Márlon. Tudo isso, ele completa, com um diferencial: a personalização. “Com base em muito estudo e pesquisa, desde 2019, buscamos desenvolver um modelo que utilizasse os recursos disponíveis, mas sob medida, dentro da realidade da companhia e das nossas necessidades”.
A ferramenta vai possibilitar ainda outros diferenciais para o trabalho da Cesama. “Acredito que o grande destaque nesse trabalho é que ele vai democratizar as informações, permitindo aos gerentes exibir relatórios, com uma interface muito mais amigável e acessível. Isso vai possibilitar mais eficiência ao trabalho”, avaliou o diretor de Desenvolvimento e Expansão, Marcelo Mello do Amaral. Como exemplo, completa Márlon, está a possibilidade de comparação e cruzamento de dados, “como de informações do orçamento atual e do ano anterior, fazer recortes para análises mensais, trimestrais”.
A conectividade via web será outra vantagem, podendo ser acessada tanto do computador, quanto de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. “Até então, tudo era feito em Excel, que é uma excelente ferramenta, mas limitada no acesso em nuvem. Com o Power BI, expandimos esse trabalho, permitindo a extração e importação dos dados da empresa e transformando tudo isso em informação.”
Inovações que vão contribuir positivamente no trabalho dos gestores da Cesama. “Uma das novidades é que eles agora, de forma independente, vão conseguir consultar o saldo de qualquer conta prevista no orçamento”, exemplifica Márlon. Como próximas etapas, ele antecipa, estão a criação de um sistema, dentro do Power BI, focado no “planejamento estratégico e outro nos indicadores do SNIS, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento”, conclui.