05/02/2015 Cesama premiará sugestões de funcionários com complementação na participação nos lucros

Buscando o aperfeiçoamento de sua gestão e a valorização de seus funcionários, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) reformulou todo o seu Planejamento Estratégico (PE) para 2015. Agora, as metas dos indicadores de desempenho da empresa irão gerar resultados com pontuações para todos os empregados. Dessa forma, eles terão consciência de como o seu desempenho afeta diretamente nos serviços que a Cesama presta à população.

Além deste aspecto de gestão, os funcionários que apresentarem sugestões para otimizar os processos do PE serão recompensados com pontos, bem como os seus respectivos departamento e gerência, e, no final do ano, receberão uma complementação na participação nos lucros da empresa.

A assistente administrativa da Cesama, Juliane Nogueira, foi a primeira empregada a ter uma sugestão aprovada pela Assessoria de Planejamento Estratégico e Controladoria da companhia: “Sugeri a criação de um prêmio para quem ultrapassasse a meta fixada. A antiga abordagem do PE só nos permitia "perder na pontuação", pois só atingiríamos o máximo em todos os setores se a Cesama fosse utopicamente perfeita. Nisso, pensei em um bônus para essa pontuação, com ênfase na conduta individual, sob a qual temos total controle. Assim, todos se sentiriam mais incentivados”.

O gestor do Planejamento Estratégico da Cesama, André Soares, contou que, a partir desta sugestão, foi introduzido um novo critério de pontuação para o PE, além dos originalmente propostos: “Desta forma, estabelecemos que a diferença apurada entre o máximo que se alcançaria entre as visões global e setorial e a pontuação realmente atingida será dividida entre os empregados que tiveram ideias aproveitadas”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255

transparência