27/04/2022 Cesama prepara Córrego Tapera para dar continuidade à implantação de coletor de esgoto

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) está preparando as margens do Córrego Tapera para retomar o assentamento do coletor tronco de esgoto que irá atender a região, dando continuidade ao projeto de despoluição do Rio Paraibuna. A equipe encontra-se, atualmente, entre as ruas Pitangui e Professora Francisca Lopes, no bairro Eldorado, fazendo a limpeza do trecho. Anteriormente, já haviam sido implantados 1.644 metros de coletores ao longo do curso d'água, cuja extensão total será de 3.862 metros quando os trabalhos forem concluídos.

Segundo a gerente de obras da Cesama, Roberta Ruhena, como o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal para a Fase 1 do projeto foi finalizado e, ainda, levando em conta o prazo de contrato com a última empreiteira responsável pelos trabalhos, ficou decidido que a companhia faria novas licitações para cada etapa de obra remanescente. "Anteriormente, o contrato era feito com a Prefeitura de Juiz de Fora, mas o apoio técnico e a fiscalização já eram realizados pela Cesama. Essa decisão de fazer licitações separadamente nos permite ajustar preços de acordo com a realidade de mercado, iniciar obras paralelamente e, ainda, dar oportunidade para empresas de médio porte na participação dos processos licitatórios", evidencia.

Além disso, a licitação para contratação da empresa que irá realizar as obras lineares no córrego Santa Luzia foi homologada no último dia 19 de abril. Os serviços incluem a implantação de coletores de esgoto ao longo das margens direita e esquerda do curso d'água, e o volume será futuramente destinado à ETE Santa Luzia. O projeto para construção da ETE está sendo revisado por solicitação da Caixa Econômica Federal, órgão que faz o repasse dos recursos do Orçamento Geral da União.

Sobre a despoluição do Rio Paraibuna

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras para despoluição do Paraibuna abrange a implantação de 40 mil metros de redes nas margens do rio e intervenções nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro, Danta e Independência. Além da ETE União-Indústria e da ETE Santa Luzia, a iniciativa inclui a ampliação da ETE Barbosa Lage e a construção de cinco estações elevatórias de esgoto.

transparência