14/04/2023 Cesama promove oficinas sobre segurança e saúde no trabalho para celebrar o Abril Verde

Postado por: Cesama

Entre os dias 11 e 14 de abril, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) promoveu um ciclo de oficinas em quatro das suas unidades, voltado para o debate da saúde osteomuscular no trabalho. A iniciativa faz parte do "Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho" coordenado pelo Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (DEST) da companhia. O tema foi escolhido para celebrar o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da Saúde e Segurança do Trabalho. 

Segundo a chefe do DEST, Patrícia Groppo, a Cesama tem investido no diálogo com os empregados para entender como contribuir para melhorar as condições de trabalho. “Com esta campanha, orientamos sobre as melhores posturas na execução das tarefas para preservar a saúde osteomuscular, sejam administrativas ou operacionais. Ressaltamos também a importância do autocuidado para enfrentar os desgastes naturais do corpo.  Além das campanhas, que vêm acontecendo desde outubro de 2022, o DEST está buscando melhorar as especificações dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da empresa e está em curso um estudo sobre o absenteísmo por motivos de saúde. Assim podemos entender as razões do adoecimento dos trabalhadores e pensar em estratégias de prevenção e melhoria de processos”. 

As oficinas contaram com palestras da fisioterapeuta do Grupo Você, Jéssica Costa, e com apresentações do grupo teatral Gattus Pingadus, composto por empregados da Cesama. “Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem uma das maiores incidências do mundo em termos de acidentes e doenças do trabalho, contando com cerca de 18 milhões de pessoas que apresentam alguma alteração por causa dessas ocorrências. Normalmente, tais casos acontecem nas indústrias, como a automobilística, por exemplo, e no setor de serviços pesados, incluindo a área do saneamento básico. Daí a importância da implementação de políticas de prevenção nesses lugares, com um acompanhamento contínuo da saúde dos funcionários”, detalhou.

Origens do Abril Verde

No dia 28 de abril de 1969, 78 trabalhadores morreram durante a explosão de uma mina na cidade de Farmington, no estado da Virgínia, Estados Unidos. Em virtude da tragédia, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou a data como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Já em 2005, o Brasil aprovou a lei nº 11.121, instituindo a mesma data oficialmente no país.

O símbolo da campanha do Abril Verde é um laço esverdeado, que representa as questões de segurança e saúde do trabalho, visto que em 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência