08/06/2011 Cesama promove palestra sobre qualidade da água na Represa Dr. João Penido
A Cesama realizou nesta quarta-feira, 8, uma palestra sobre a caracterização da qualidade da água na Represa Dr. João Penido. A iniciativa buscou atualizar a equipe técnica da companhia, responsável pelas áreas de tratamento e monitoramento, com os dados mais recentes sobre o manancial.
Os trabalhos foram conduzidos pela pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFJF, Maria Magaly Heidenreich S. Bucci. A pesquisadora explica que a palestra é fruto de sua dissertação de mestrado, na qual analisou a qualidade da água da represa e seus dois afluentes, o Córrego da Grama e o Ribeirão dos Burros, no período de julho de 2009 a julho de 2010. “A João Penido abastece a maior parte da cidade e é uma importante área de preservação ambiental, ainda relativamente desconhecida dentro do universo acadêmico e científico. A intenção deste projeto é mudar esse panorama e fornecer uma base para que o poder público possa formular estratégias de ações preventivas no combate à degradação ambiental na região”, explica.
Sobre os resultados obtidos, Magaly alerta para o impacto ambiental que a ação do homem está causando no local. “Durante a pesquisa, constatamos casos de lançamento clandestino de esgoto nos afluentes, além de queimadas e perfuração irregular de poços, além de outras práticas que prejudicam as margens dos córregos, sobretudo nos períodos chuvosos”, detalha. Como solução, a pesquisadora defende a intensificação da fiscalização da faixa de segurança sanitária e do monitoramento das águas na região, além de maior combate ao descarte clandestino de efluentes nos locais.
Segundo o assessor de gestão ambiental da Cesama, Paulo Afonso Valverde Júnior, “não poderíamos perder a oportunidade de conhecer os resultados deste trabalho. É uma oportunidade para que a equipe técnica da companhia possa se atualizar sobre o manancial e formular novas ações para sua preservação através de parcerias com órgãos e instituições como Polícia Ambiental, Agenda JF, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna”.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.