19/05/2016 Cesama realiza palestras sobre autoconhecimento para funcionários da área de gestão

Uma comunicação mais clara e eficiente entre líderes e subordinados. Esse foi o objetivo da palestra "Autoconhecimento - seu maior aliado na comunicação com liderados”, realizada nos dias 17 e 19 de maio, no auditório da sede da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), para 49 funcionários da área de gestão da empresa, entre supervisores, gerentes e assessores. O encontro propôs uma reflexão sobre as formas de potencializar resultados através de uma relação mais satisfatória e harmônica.

De forma lúdica, os trabalhos foram conduzidos pela psicoterapeuta e especialista em saúde emocional, Márcia Pimentel Tenório, com base na técnica norte-americana conhecida como programação neurolinguística, que interpreta o cérebro humano como um computador que pode ser reprogramado para a obtenção de melhores resultados. “O autoconhecimento trata da análise das nossas emoções. Um líder que não se conhece, ou que tenha uma postura muito negativa, terá muita dificuldade de se relacionar com sua equipe, que provavelmente também absorverá esse comportamento. As chefias devem ser sempre as primeiras a se questionarem, buscando uma evolução nas suas atitudes”, explica.

Segundo a supervisora de treinamento e desenvolvimento de pessoas da Cesama, Priscila Bastos, a palestra retomou o trabalho desenvolvido na empresa em 2010 e 2014, quando foram realizadas capacitações sobre habilidades gerenciais com as lideranças da companhia: “desta vez, optamos por iniciar esse treinamento com duas palestras introdutórias. Nossa intenção é seguir com essas ações no início do próximo ano, com uma capacitação mais extensa e abrangente. Esses encontros são muito importantes, pois envolvem temas que precisam ser constantemente atualizados, uma vez que podem refletir positivamente nos resultados gerais da empresa. Assim, cabe aos gestores também fazer o papel de recursos humanos em sua área”.

“Acredito que essa palestra ajudará muito nas ações de planejamento estratégico que estamos desenvolvendo na companhia, principalmente no que se refere à atuação dos nossos líderes e no amadurecimento da condução dos serviços e suas avaliações. Todo processo de renovação envolve uma transformação que nem sempre é fácil, como é o caso da águia, citado durante o encontro, que passa por um doloroso processo para renovar seu bico e suas garras, voltando assim a ser uma ave eficiente. Esse exemplo se aplica à Cesama como um todo”, afirma o coordenador do planejamento estratégico da companhia, André Soares.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência