13/01/2016 Cesama realiza transposição do Córrego do Anta para implantar rede da Subadutora de São Pedro
Dando continuidade às obras da subadutora de São Pedro, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) efetuará, nesta quinta-feira, 14, e sexta, 15, a transposição do Córrego do Anta, no Bairro Carlos Chagas. Os trabalhos serão realizados nas proximidades da ponte entre a Avenida Santa Cândida e a Rua Eunice Weaver, para a implantação de uma rede de sucção de água, com 17 metros de extensão, composta por tubos de aço, com 600 milímetros de diâmetro.
De acordo com o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a tubulação auxiliará no transporte da água da comunidade de Carlos Chagas até o Bairro São Pedro, uma vez que o trecho conta com um relevo acidentado: “Devido à complexidade dos serviços, e buscando minimizar os impactos sobre o tráfego, solicitamos à Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) a interdição total da ponte, das 7 às 17 horas, quinta e sexta-feira”.
Obras envolvem diversas frentes de trabalho
Orçado em R$ 16 milhões, o conjunto de obras da nova subadutora reforçará o abastecimento nas regiões mais íngremes do município, sobretudo na Cidade Alta. As ações incluem a implantação de uma nova estação elevatória na Rua Helena Bittencourt, no Bairro Carlos Chagas, que deve ser concluída ainda este ano. “Essa unidade irá receber a água da terceira adutora, na Avenida Brasil, e transportá-la, com uma vazão de 300 litros por segundo, até o reservatório que estamos finalizando na parte alta do Bairro Caiçaras, que tem capacidade para cinco milhões de litros”, explica o diretor.
A ligação entre a estação e o reservatório será realizada por cinco quilômetros de novas redes de recalque e distribuição, cujos trabalhos já estão 90% concluídos. “Nos próximos meses, finalizaremos esse trabalho com novas intervenções no loteamento Parque das Águas, entre as comunidades de Caiçaras e Carlos Chagas, e no prolongamento da Avenida Senhor dos Passos, no Bairro São Pedro, incluindo a transposição do córrego da região”, finaliza.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.