21/11/2023 Cesama realiza treinamento anual sobre governança corporativa
Integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora, além de membros da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário da companhia participaram, na segunda-feira, 20, do treinamento anual obrigatório sobre práticas de Governança Corporativa. A capacitação tem como base as instruções da Lei Federal nº 13.303/16, cumprindo uma exigência pelo aprimoramento da gestão e transparência das empresas estatais.
Diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira destacou a importância do treinamento e do compromisso da companhia no cumprimento da legislação. “Acredito que não compete a nós opinar se a lei é boa ou é ruim, mas, sim, cumpri-la em todos os seus aspectos. O que nós procuramos fazer é simplificar, desburocratizar e harmonizar as práticas da companhia com as empresas estatais federais que estão mais evoluídas nesse sentido”. Por isso, ele completa, a capacitação foi de grande valia. “O treinamento foi feito de forma presencial, com uma professora muito capacitada, que permitiu que toda a administração tenha condição de exercer de forma mais efetiva suas ações e responsabilidades no dia a dia da empresa”.
Responsável pela condução da capacitação, a palestrante e advogada, Monique Rocha Furtado, também destacou o envolvimento da Cesama nos conteúdos abordados. “Embora seja um treinamento obrigatório, percebemos uma turma muito participativa e um comprometimento muito grande da alta administração”, destacou a palestrante, Segundo ela, esse segundo, em especial, é um princípio fundamental de governança corporativa, para que a companhia possa entregar valor público. “Não é só uma questão pro forme, mas uma oportunidade de compreender a relevância na tomada de decisão e dar a melhor o melhor retorno possível para a sociedade.”
Durante todo o dia, o treinamento englobou conteúdos diversos, como compliance, legislação, controles internos, código de conduta, lei anticorrupção e ESG (Environmental, Social and Governance). De forma didática, a palestrante deu um panorama do contexto que envolve as empresas estatais, desde o passado. “Importante entender a raiz da administração pública, que, ao longo dos anos, passou por um estilo patrimonialista, passando para um modelo burocrático e, por fim, chegando ao modelo gerencial, tendo o entendimento de qual é o maior cliente de uma empresa pública: o cidadão”, enfatizou Monique.
Em relação ao futuro, a secretária de Governança da Cesama, Edwiges Clemente de Oliveira, fala da expectativa com as contribuições proporcionadas pelo treinamento. "A capacitação contínua é sempre importante, pois garante uma atualização acerca das melhores práticas de governança corporativa, tão essencial para a proteção da empresa por meio de uma conduta ética, transparente e responsável dos seus administradores."