16/12/2015 Cesama segue com obras da nova estação elevatória de esgoto no Loteamento Terra Nostra
Durante muitos anos, cerca de cem imóveis do Loteamento Terra Nostra ficaram sem serviços de saneamento básico adequados, uma vez que o local não estava devidamente regularizado junto à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Porém, nos últimos meses, a situação da comunidade foi solucionada, permitindo à Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) executar, em agosto, a implantação da estação elevatória de esgoto na Rua Antônio Bento Vasconcelos, que atenderá à parte baixa do loteamento.
Nesta semana, a Cesama está iniciando os trabalhos de escavação para execução da caixa em concreto armado, onde serão instalados os conjuntos moto-bomba da unidade. “Já executamos o muro em torno da estação e agora estamos abrindo uma vala de 2,6 metros de profundidade, com 5,5 metros de largura. Nossa expectativa é finalizar essas ações até meados de janeiro, junto com a construção da casa de abrigo dos dispositivos elétricos”, previu o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.
O diretor explicou ainda que a unidade complementa o sistema já implantado pela Cesama na região, composto por cerca de três quilômetros de redes de esgoto e 2,5 quilômetros de tubulações de água: “A previsão é de que a obra esteja finalizada em fevereiro. Dessa forma, a estação poderá facilitar o transporte dos efluentes coletados pelos trechos mais íngremes do relevo local. Futuramente teremos condições de conduzir esse material até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que construiremos no Bairro Santa Luzia, cujo projeto, orçado em R$ 10 milhões, está atualmente sob análise técnica da Caixa Econômica Federal (CEF)".
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.