15/04/2013 Cesama substitui 548 metros de redes de esgoto no Parque Guaruá

Nesta segunda-feira, 15, a Cesama dá prosseguimento aos trabalhos de substituição de 584 metros das redes de esgoto do Bairro Parque Guaruá. Estão sendo atendidas as ruas Apiacás (foto), Guarará, Tabajaras e Anhanguera, onde a companhia efetua a troca de, respectivamente, 184, 166, 122 e 76 metros de tubulações de efluentes.

O gerente operacional de esgoto da Cesama, André Soares, conta que os serviços na região complementam a atuação da companhia na Vila Olavo Costa, na qual cerca de três mil metros de redes foram renovadas. “Dessa forma, poderemos encaminhar os efluentes produzidos na comunidade para a nova tubulação da Vila Olavo Costa, que já beneficia os moradores das ruas Furtado de Menezes, Esperança, Hortoganimi dos Reis, Jacinto Marcelino, Padre Aloísio Jorgler, Filonilia Carlota de Jesus e Tabajaras', detalhou.

Com a conclusão dos trabalhos no bairro, André adianta que as ações de substituição retornarão à Vila Olavo Costa. “Futuramente, a rede da região será interligada ao interceptor da Cesama, que terá como função encaminhar o material coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, ambas as obras com recursos garantidos e já licitadas”, previu.

O engenheiro lembrou ainda que, além dos trabalhos de substituição, a Cesama está efetuando a separação entre as redes de efluentes e águas pluviais do Parque Guaruá. “Através dessas ações evitamos a sobrecarga das tubulações, que antes recebiam o lixo descartado irregularmente nas bocas-de-lobo. Assim, conseguimos reduzir consideravelmente as ocorrências de vazamento e rompimento, sobretudo durante o período chuvoso”, detalhou.

Entre os meses de janeiro e março de 2013, a Cesama já efetuou a troca de aproximadamente 4.500 metros de tubulações de esgoto em Juiz de Fora. Os serviços de substituição são realizados durante o ano todo, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste da rede ou o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência