04/01/2012 Cesama substituiu mais de 20 mil metros de redes de água e esgoto em 2011

No último ano, a Cesama efetuou a substituição de 20.630 metros de redes de água e esgoto em 35 bairros de Juiz de Fora, 52% a mais que em 2010, quando foram trocados 13.520 metros de tubos. Dentre as comunidades atendidas com novas tubulações estão as regiões de Barbosa Lage (foto acima), cujas ruas receberam 2.253 metros de redes renovadas; Grajaú, onde foram substituídos 1.908 metros de tubulação na Rua Nossa Senhora do Líbano (foto abaixo), e Benfica, que agora conta com uma nova rede de 1.312 metros na Avenida JK.

O chefe do Departamento de Apoio da Cesama, André Soares, explica que essas ações permitem a otimização dos serviços de saneamento em Juiz de Fora, uma vez que possibilitam a troca de tubulações desgastadas pelo tempo de uso por um material de qualidade superior e de fácil manutenção. “Através desse trabalho, efetuamos também a separação entre as redes de águas pluviais e esgoto, aumentando assim a carga orgânica de efluentes encaminhados para nossas estações de tratamento, sobretudo na Zona Norte da cidade”, afirma.

André explica que já está em fase de licitação o projeto de implantação do Coletor Tronco 10 (CT10), que irá encaminhar o esgoto captado nos bairros Milho Branco, Jardim Natal e Industrial para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage. “Com a conclusão desta obra, poderemos dar início ao trabalhos de substituição das redes de efluentes do Bairro Industrial, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da comunidade”.

Os serviços de substituição de redes de esgoto são realizados durante o ano todo. Os técnicos da Cesama avaliam as regiões que necessitam desta troca, nas quais a rede é muito antiga e já está desgastada ou onde o dimensionamento da tubulação já não é compatível com o número de imóveis atendidos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência