08/05/2015 Chuvas recentes mantêm níveis dos quatro mananciais da cidade

Apesar do final do período chuvoso, que, historicamente, acontece de outubro a março na região sudeste, Juiz de Fora foi surpreendida com chuvas atípicas ao longo desta semana, o que contribuiu para a manutenção do nível dos mananciais no município. No entanto, a previsão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) é de um período de estiagem para os próximos meses, cenário que exige economia no consumo de água.

“A Barragem de Chapéu d’Uvas e a Represa Doutor João Penido seguem, respectivamente, com 56 e 41% de suas capacidades totais de armazenamento. O Ribeirão do Espírito Santo, que capta água diretamente no leito do córrego, continua com vazão satisfatória. Dos quatro mananciais, apenas a Represa de São Pedro, em função do seu menor porte, apresentou uma pequena recuperação, subindo de 79 para 80%”, detalhou o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

“Durante esta primeira semana de maio, registramos um índice pluviométrico de 30 milímetros, que corresponde a 61% da média histórica para este mês, que é de 49. Deste total, apenas 21 milímetros chegaram até um dos nossos principais mananciais, que é a Doutor João Penido. Ressaltamos que ainda é necessário que a população economize, mesmo com as últimas pancadas de chuva”, explicou o diretor.

Apesar da estiagem, segundo Marcelo, a chegada do frio pode contribuir para a redução no consumo: “Com as baixas temperaturas, a tendência é de que a população utilize menos água. Além disso, o frio reduz o fenômeno de evaporação, o que favorece a manutenção no nível dos nossos mananciais. O mais importante é que o cidadão siga colaborando conosco e utilize a água de forma racional, para que, assim, Juiz de Fora possa contar com uma reserva adequada para os próximos meses”.

Confira, abaixo, a programação do rodízio por região, que segue por tempo indeterminado, realizado sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas:

Segunda-feira - Parte da região norte:
bairros Benfica, Nova Benfica, Araújo, Ponte Preta, São Francisco, São Judas, Santa Cruz, São Damião e Santa Clara.

Terça-feira - Regiões sul (parte) e sudoeste: bairros Jardim de Alá, Jardim América, Renascença, São Geraldo, Previdenciários, Ipiranga, Bela Aurora (parte alta), Santa Efigênia, Jardim Gaúcho, Cidade Nova, Sagrado Coração de Jesus, Teixeiras, Cascatinha, Estrela Sul, Santa Cecília (parte alta), Dom Bosco e parte do São Mateus (final do bairro - da Rua Antônio Passarela para cima).

Quarta-feira - Regiões leste (parte) e sudeste: bairros Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Bonfim, Marumbi (lado par da Rua Barão do Retiro), Três Moinhos, Linhares, Jardim das Flores, Boto, Vila Fortaleza, Santa Cândida, Santos Anjos, São Benedito, Vila Alpina, São Sebastião, Jardim do Sol, Bosque dos Pinheiros, São Bernardo, Aracy, Costa Carvalho, JK, Jardim da Lua, Bairro de Lourdes, Tiguera, Parque Serra Verde, Santo Antônio, Terras Altas, Jardim Esperança, Retiro, Pedras Preciosas, Parque das Palmeiras e Granjas Bethel.

Quinta-feira - Parte da região sul: bairros Santa Cecília, Mundo Novo, Alto dos Passos, Bom Pastor, Vila Ozanan, Furtado de Menezes, Olavo Costa, Vila Ideal, Granjas Primavera, Granjas Santo Antônio, Solidariedade, Guaruá, Boa Vista, Santa Luzia, Graminha, Cruzeiro do Sul e Bela Aurora (parte baixa).

Sexta-feira - Região central e parte da leste:
bairros Paineiras, parte de São Mateus (acima da Avenida Itamar Franco - lado par), Santa Helena, Jardim Glória, Santa Catarina, Vale do Ipê, parte do Centro (acima da Rua Santo Antônio), Marumbi, Santa Paula, Progresso, Bairu, Centenário, Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Bom Clima, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Parque Guarani e Vivendas da Serra.

Região de São Pedro - revezamento de segunda a quinta-feira:

Segundas e quartas feiras:
bairros Aeroporto, Mandala, Granjas do Bosque, Novo Horizonte, Portal do Aeroporto, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra, Nova Califórnia, Parque Imperial, Chalés do Imperador, Chalés do Algarve, Mirante, Nossa Senhora de Fátima, Serro Azul, Jardim Casablanca, Cidade Universitária, Santana, Borboleta e Conjunto Flamboyants.

Terças e quintas feiras: bairros Portal da Torre, Caiçaras, São Pedro, Colinas do Imperador, Bosque do Imperador, Marilândia, São Clemente, Santos Dumont, Alto dos Pinheiros, São Lucas, Granville, Adolfo Vireque, Morada do Serro, Bosque Imperial, Rua A do Borboleta, Nova Germânia, Parque das Águas, Neo Residencial, Spinaville, Via do Sol, Residencial Alvim e Viña Del Mar.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência