21/03/2024 Comitê de Melhores Práticas homenageia equipes que contribuíram para evolução da Cesama na Auditoria Acertar 

Postado por: Cesama

Ela tem como objetivo melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil e é por isso que um reconhecimento, por parte da Auditoria Acertar, merece ser amplamente compartilhado com aqueles que fizeram acontecer. Foi pensando nisso que o Comitê de Melhores Práticas, da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), realizou na tarde da terça-feira, 19 de março, um evento em homenagem às gerências e assessorias que contribuíram na evolução surpreendente da companhia no terceiro ciclo da avaliação, que certifica a confiabilidade dos procedimentos para obtenção das informações lançadas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).  

“Nós só temos a agradecer essa oportunidade que tivemos do envolvimento de todos em melhorar o nível de confiança da Cesama”, parabenizou o diretor-presidente, Júlio César Teixeira. A fala é baseada nos resultados da companhia na avaliação, realizada em agosto de 2023, tendo como referência o ano de 2021. “Fazendo um comparativo dos resultados, entre 2020 e 2021, é significativo ver como a Cesama evoluiu”, destacou a presidente do comitê, Maristela Soranço, mostrando, por meio de uma tabela, como a Cesama, em 2020, teve a maioria dos itens avaliados como não implementados, ao contrário de 2021, quando, praticamente, todos os quesitos foram considerados implementados.

Mas o trabalho, segundo Maristela, está só começando. “Se em 2021, tivemos sete focos específicos (comercial, contabilidade, operacional, folha de pagamento, controle da qualidade da água, suprimentos, compras e contratos e monitoramento dos índices de atendimento), para a próxima etapa, esse número irá dobrar, o que aumenta também nosso desafio e o envolvimento de mais pessoas e setores”. O diretor-presidente, Júlio Teixeira, completa. “Vencendo essa etapa da confiança, temos muito a fazer, que é melhorar a precisão, e isso será de uma importância enorme para garantir, cada vez mais, a qualidade da Cesama.”

Após as apresentações, os representantes das assessorias de Planejamento e Regulação (APR) e de Controle da Qualidade (ACQ) e as gerências de Desenvolvimento (GEDE), Recursos Humanos (GERH), de Infraestrutura (GEIN) e Financeira e Comercial (GEFC) receberam um certificado de reconhecimento. O documento formaliza o agradecimento da Cesama às equipes pelo envolvimento para os resultados no terceiro ciclo da auditoria.

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