29/09/2014 Comunicado sobre o abastecimento de água na região de Cidade Alta
Este ano está sendo muito atípico no que diz respeito à incidência de chuvas, como podemos observar em várias cidades do país. Juiz de Fora é um município que tomou medidas preventivas, como o rodízio de abastecimento que foi adotado no início de 2014, mas a Represa de São Pedro está com o nível muito abaixo do esperado, não sendo suficiente para que ela supra, sozinha, o consumo da Cidade Alta.
Desta forma, a Cesama está reforçando o abastecimento local através do sistema da região central da cidade e, ainda, irá transportar água, por meio de caminhões pipa, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Pedro, para fazer a distribuição do produto. Com estas ações, a companhia espera que o sistema se recupere gradativamente.
A Cesama vem realizando diversos investimentos no sistema de abastecimento do município, como a estação de bombeamento (booster) construída ao lado do Parque de Exposições e a nova adutora de Chapéu d'Uvas, que encontra-se em fase de testes, como foi dito na época de sua inauguração. Estas são obras muito importantes para a cidade, e outros trabalhos complementares estão em andamento para melhorar o sistema como um todo, como a ampliação da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI) e, ainda, a implantação da subadutora de São Pedro e do reservatório do bairro Caiçaras, na Cidade Alta. São investimentos que somam quase R$ 70 milhões.
Estamos no final do período da estiagem e com o início do período chuvoso, a expectativa é de que os níveis de nossos mananciais voltem a subir progressivamente. Enquanto isso, a Cesama orienta para que toda a população economize água até que a situação seja regularizada.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Cesama