16/06/2015 Conscientização ambiental - Equipe da Cesama leva palestra para 80 policiais militares na 4ª Risp

Na manhã desta terça-feira, 16, a 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) foi palco de um encontro que mobilizou 80 policiais militares em torno da questão do uso racional da água. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe de conscientização da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), que contou com a auditora da empresa, Carla Mendes Vidal Frota, como palestrante. Durante o evento, a plateia foi informada sobre o atual panorama dos mananciais em Juiz de Fora, além dos recursos hídricos no planeta.

Entre outros dados, Carla destacou o fato de que um brasileiro gasta 187 litros de água por dia, enquanto nos Estados Unidos esse consumo individual sobe para 575 litros diários. “São números preocupantes e que devem ser repassados à população para que ela possa se precaver. A estimativa é de que, daqui a dez anos, 48 países não terão água suficiente para suprir as necessidades da sua população. Para 2025, a previsão é de que cerca de 5,5 bilhões de pessoas, ou seja, dois terços do planeta, fiquem sem acesso ao produto”, avaliou.

A auditora ressaltou que, em virtude desse cenário, a companhia tem investido em uma política de conscientização e soluções alternativas: “Em breve, lançaremos um projeto, em parceria com a Secretaria de Educação, que prevê a instalação de mecanismos de reaproveitamento da água das chuvas em 75 escolas municipais. Dessa forma, o volume captado poderá ser reutilizado em descargas e na lavagem de jardins e veículos, por exemplo”.

A sargento Cynthia Ferreira, da 4ª Região da Polícia Militar (RPM), explicou que o convite aos técnicos da Cesama surgiu para realçar as ações do programa “Mobilização para Segurança Hídrica”, lançado em maio pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). “O projeto envolve a conscientização do nosso contingente, além de vistorias nas instalações hídricas dos quartéis. Com essa palestra, mobilizamos toda a nossa guarnição em Juiz de Fora e já contamos com o retorno da Cesama para mais um encontro nos próximos dias”, adiantou.

Já o tenente Luiz Orione, do 27º Batalhão da Polícia Militar (BPM), avaliou positivamente o resultado dos trabalhos: “Como se trata de um tema de extrema importância atualmente e que gera muitos questionamentos, é fundamental contar com a presença de funcionários da Cesama para prestar os devidos esclarecimentos à nossa tropa. As informações aqui repassadas irão nos permitir refletir sobre nossa postura com o meio ambiente, trabalhando, assim, novos hábitos sustentáveis”.

Desde fevereiro, a equipe de conscientização ambiental da Cesama já realizou 60 palestras, atendendo 4.200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. As ações abrangem órgãos e instituições do setor público e privado, tendo como objetivo estimular o uso racional da água, além de divulgar os serviços prestados pela companhia. Os interessados devem entrar em contato com a empresa através do e-mail desperdicio@cesama.com.br, informando data, horário e o público-alvo do evento, para agendamento.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência