31/07/2015 Conscientização - Novas unidades militares recebem palestra da Cesama sobre combate ao desperdício

Nesta semana, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou novas palestras de conscientização em unidades do Exército. Na quinta-feira, 30, as funcionárias da empresa, Carla Mendes Vidal Frota e Ana Maria Gusman, foram recebidas por 70 militares, incluindo oficiais e sargentos, no 10º Batalhão de Infantaria Leve, no Bairro Fábrica. Já nesta sexta-feira, 31, foi a vez de 20 membros do Campo de Instrução de Juiz de Fora, na Estrada Ribeirão das Rosas, participarem do projeto da Cesama.

Dentre os temas abordados, as funcionárias prestaram esclarecimentos sobre as obras de despoluição do Rio Paraibuna e a importância da prevenção no combate à escassez hídrica. “Precisamos da água para o consumo humano, produção de alimentos, geração de energia elétrica... Mas, e se esse recurso acabar, o que faremos?”, indagou a auditora da Cesama, Carla Mendes, após apresentar dados que alertam para o fato de que, em 2025, estima-se que cerca de 5,5 bilhões de pessoas não terão acesso a água potável.

“A importância desta palestra está na formação dos nossos recrutas, jovens entre 18 e 19 anos, que, em sua maioria, não foram orientados sobre o uso consciente dos recursos hídricos. Apesar do contato com o meio ambiente aqui proporcionado pela nossa unidade, as informações trazidas pela Cesama são um bônus na educação dos nossos membros”, salientou o major do Campo de Instrução de Juiz de Fora, Leonardo Rodrigo Fonseca Tigre Maia.

De acordo com o major, o Campo de Instrução é um centro de educação ambiental e cultural, possuindo mais de 15 quilômetros quadrados de área verde preservada e 40 áreas de nascentes de água. “Hoje, nós temos três projetos voltados para o uso consciente dos recursos hídricos: a proteção dessas nascentes, o reuso das águas pluviais e a utilização da água de um açude para lavagem dos nossos veículos, instalações e irrigação da nossa horta”, enumerou.

Já o coronel do 10º Batalhão de Infantaria Leve, Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, agradeceu a disponibilidade da Cesama em levar a palestra para o batalhão: “através dela, os oficiais e sargentos do batalhão têm, agora, uma noção maior da importância do uso consciente da água e vão agir como agentes multiplicadores das informações e orientações que foram apresentadas aqui hoje”.

Desde fevereiro, a equipe de conscientização ambiental da Cesama já realizou mais de 78 palestras, atendendo 5.647 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. As ações de conscientização abrangem órgãos e instituições do setor público e privado, tendo como objetivo estimular o uso racional da água, além de divulgar os serviços prestados pela companhia. Os interessados devem entrar em contato com a empresa através do e-mail desperdicio@cesama.com.br, informando data, horário e o público-alvo do evento, para agendamento.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

transparência