29/12/2015 Controle de qualidade - Cesama realizou 615 análises de água em novembro

 

Em novembro, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou 615 análises de água na cidade. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da empresa, os trabalhos buscam garantir a qualidade do produto distribuído no município. Do total das análises, 350 foram feitas nas redes de distribuição, 118 nas estações de tratamento de água (Etas) e 17 nas de esgoto (Etes). Além disso, foram efetuadas 27 avaliações em residências particulares e sete em mananciais.

Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da companhia, a AGQ efetuou, ainda, 96 análises em pontos de distribuição de água nos distritos e de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto.

Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análises podem ser solicitados por meio do Cesama Atende, no telefone 115.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

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