07/04/2014 Despoluição do Paraibuna - Bairro Manoel Honório recebe 300 metros de interceptores de esgoto
Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna segue com uma nova frente de trabalho. Nesta segunda-feira, 7, as equipes da Cesama efetuam a implantação de 300 metros de redes interceptoras de esgoto na Avenida Brasil, nas proximidades da ponte do Bairro Manoel Honório.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, conta que a intervenção no trecho deverá estar concluída até o final deste mês. “Estamos trabalhando com uma tubulação de concreto com 800 milímetros de diâmetro e outra de ferro fundido, com 700 milímetros, que será implantada sob a ponte da comunidade. Estes interceptores irão transportar os efluentes locais para a nova estação elevatória que construiremos em maio no Bairro Manoel Honório. Da unidade, o material será conduzido para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, cujas obras no Bairro Granjas Bethel continuam em andamento”, completa.
Com o objetivo de minimizar os transtornos no trânsito, a Cesama está atuando em conjunto com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que efetuou a interdição parcial do trecho de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Iniciadas em agosto de 2013, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.