20/08/2015 Despoluição do Paraibuna - Cesama implanta 200 metros de novas redes de esgoto no Bairro Vale do Ipê
Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, a despoluição do Rio Paraibuna representa uma das maiores obras da história de Juiz de Fora, garantindo mais qualidade de vida para as futuras gerações. Dando prosseguimento às ações do programa, nesta semana, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) está concluindo a implantação de 200 metros de novas redes de esgoto na Rua Sizenando de Almeida Cruzeiro, no Bairro Vale do Ipê.
De acordo com o engenheiro da Cesama, Rogério Rodrigues, a via recebeu tubos de PVC com 200 milímetros de diâmetro, e o recapeamento asfáltico do trecho já está programado para os próximos dias. “Esse trabalho é parte da implantação do Coletor São Pedro, um conjunto de 14 quilômetros de tubulações que coletarão os efluentes das regiões de Vale do Ipê, Mariano Procópio, Democrata, Borboleta e Cidade Alta, encaminhando-os para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos construindo no Bairro Granjas Bethel. Nossa próxima intervenção será na Rua Antônio Fellet, no Vale do Ipê, onde implantaremos mais 460 metros de redes”, prevê.
Além disso, a Cesama está iniciando a implantação de mais 325 metros de tubulações coletoras de esgoto na Rua Senador Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio. “A rede será interligada à tubulação de 400 metros que instalaremos entre as ruas Laudelino Schettino e Professora Violeta Santos, no Bairro Democrata. A previsão é de que as escavações comecem em breve, uma vez que já iniciamos a limpeza no terreno da via. Após os trabalhos, teremos condições de interligar este sistema à estação elevatória que será construída na praça do Bairro Mariano Procópio”, detalha o engenheiro.
As obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.