17/03/2014 Despoluição do Paraibuna - Cesama implanta mais de 600 metros de redes interceptoras na Av. Brasil

Dando sequência às obras de despoluição do Rio Paraibuna, as equipes da Cesama seguem, nesta segunda-feira, 17, com a implantação de aproximadamente 600 metros de redes interceptoras de esgoto na Avenida Brasil, nas proximidades do Sport Club Juiz de Fora, no Centro. As ações no trecho foram iniciadas no final do último mês e a previsão de término é para meados de maio.

O diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, lembra que a via está recebendo tubulações interceptoras de concreto, com 800 e mil milímetros de diâmetro, cuja função será transportar os efluentes locais até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo construída no Bairro Granjas Bethel. “Os serviços estão focados entre as Ruas Deputado Oliveira Souza e Antônio Lagrota. Buscando minimizar os transtornos no trânsito, trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que está efetuando a interdição parcial da avenida”, afirma o diretor.

Moradora do Bairro Santa Rita, Maria Marlene dos Santos conta que está acompanhando de perto os avanços da obra. “Trabalho coletando materiais recicláveis e, em função disso, passo pela Avenida Brasil todos os dias. Por isso, posso dizer que a Cesama está de parabéns pela iniciativa. Porém, a população precisa se conscientizar também e parar de jogar dejetos no nosso rio”, alerta.

Para o cabo-man Laerte Barbosa, morador do Bairro Jardim Natal, esta é uma realização muito aguardada por toda a cidade. “Tratando o esgoto, a qualidade da água do Paraibuna vai melhorar e isso vai trazer muitos benefícios para a nossa saúde, incluindo a redução do mau cheiro”, previu.

Iniciadas em agosto de 2013, as obras de despoluição do Rio Paraibuna representam um investimento de mais de R$ 130 milhões no saneamento básico do município. Os trabalhos envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência