30/10/2014 Despoluição do Rio Paraibuna - Bairro Niterói recebe 770 metros de redes de recalque de esgoto
Dando sequência às obras de despoluição do Rio Paraibuna, na próxima terça-feira, 4, a Cesama iniciará os trabalhos de implantação de 770 metros da rede de recalque de esgoto da Rua A, no Bairro Niterói. A previsão é de que a intervenção na comunidade esteja concluída no final de janeiro de 2015.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, informou que a obra será realizada no trecho entre a Estrada União-Indústria e o túnel da MRS, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas: “Neste período será necessário interditar, parcialmente, o trecho da via onde os serviços estiverem sendo realizados, de acordo com o andamento da obra”.
Marcelo explicou que a tubulação, feita em ferro fundido com 700 milímetros de diâmetro, irá receber os efluentes provenientes da estação elevatória do Bairro Vila Ideal, cuja construção tem previsão de início para o próximo mês: “A rede de recalque irá conduzir esse material até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos construindo no Bairro Granjas Bethel. A unidade irá receber o material, que antes era despejado nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência. Desta forma, esperamos que a ETE comece a operar já no primeiro semestre de 2015”.
Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos cinco anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.