26/08/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Bairro Vale do Ipê recebe mais 460 metros de redes de esgoto

Buscando aprimorar o sistema de esgotamento sanitário da cidade e garantir serviços de saneamento de qualidade aos juiz-foranos, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) segue com as obras de despoluição do Rio Paraibuna no Bairro Vale do Ipê. Nesta quarta-feira, 26, a empresa deu início à implantação de 460 metros de novas redes de esgoto na Rua Antônio Fellet. A previsão é de que a intervenção na via seja concluída no final de setembro.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a obra dá prosseguimento às ações na comunidade, que recentemente recebeu 200 metros de tubulações na Rua Sizenando de Almeida Cruzeiro: “estamos trabalhando com tubos de ferro fundido, de 200 a 300 milímetros de diâmetro, que captarão os despejos da parte alta do Bairro São Pedro, transportando-os até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em Granjas Bethel, cujas obras já estão 70% prontas”.

De acordo com o diretor, a rede é parte integrante do Coletor São Pedro, um conjunto de 14 quilômetros de tubulações que coletarão os esgotos dos bairros Vale do Ipê, Democrata, Borboleta, Cidade Alta e Mariano Procópio. “Além disso, a comunidade de Mariano Procópio está recebendo 325 metros de tubulações coletoras na Rua Senador Feliciano Pena. Futuramente, daremos início à construção de uma nova estação elevatória na praça do bairro”, prevê.

“Acredito que a obra trará muitos benefícios para nós, solucionando, inclusive, a questão do mau cheiro no nosso córrego, típico dos dias quentes ou chuvosos. Todo investimento em qualidade de vida é sempre muito bem-vindo”, afirmou a psicóloga, Fernanda Mara de Souza Lima Esteves, moradora do Bairro Vale do Ipê.

Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência