12/11/2014 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama continua com trabalhos na Avenida Brasil até o final deste mês
As obras que estão sendo realizadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) na Avenida Brasil, entre as ruas Halfeld e Espírito Santo, no Centro da cidade, serão prorrogadas. Parte integrante dos trabalhos de despoluição do Rio Paraibuna, a implantação do coletor tronco que está sendo feita no local sofreu um atraso devido a algumas interferências encontradas durante a escavação. A previsão é de que a obra neste trecho seja concluída até o final de novembro. Até lá, permanecem as alterações no trânsito que estão em vigor na região.
Marcelo Mello do Amaral, diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, explicou que, no local, há uma galeria profunda de águas pluviais, debaixo do Viaduto Augusto Franco, o que fez com que a empresa contratada tivesse que mudar o método construtivo: “Além disso, neste trecho passa uma rede tronco de água da Cesama, e o solo embaixo dela estava numa condição muito ruim, fazendo, também, com que fosse necessário ter maior cautela na execução dos serviços”.
Orçadas em cerca de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna incluem cerca de 40 quilômetros de tubulações, que estão sendo implantadas ao longo do Rio Paraibuna e córregos da cidade, além de cinco estações elevatórias, que irão facilitar o transporte do esgoto através dos desníveis naturais no relevo do terreno. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo construída em Granjas Bethel, irá receber os efluentes que antes eram despejados nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência. Nesta primeira etapa, a expectativa é de que o índice de tratamento no município salte de 10 para 65%.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.