30/10/2013 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta 1.300 metros de redes de esgoto no Bairro Poço Rico
A Cesama dá sequência nesta semana às obras para despoluição do Rio Paraibuna, com a implantação de mais 1.300 metros de novas redes de esgoto na Rua Professora Corina Erse, no Bairro Poço Rico. A previsão é de que a intervenção no local seja concluída no final de novembro.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que a tubulação de ferro fundido, com 900 milímetros de diâmetro, terá como função recalcar os efluentes produzidos entre as avenidas Itamar Franco e Francisco Valadares até o Bairro Vila Ideal, onde o volume será conduzido até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em Granjas Bethel, cujas obras já estão em andamento. “As redes de recalque possibilitam o transporte de efluentes entre as tubulações mais profundas até as mais elevadas. Essa nova rede, em específico, irá cruzar a linha férrea até o Bairro Santa Tereza. Para isso, no entanto, aguardamos a autorização da MRS, uma vez que será necessário construir um túnel sob os trilhos da empresa”, detalhou.
Após a conclusão da primeira etapa das obras, será iniciada a construção de cinco estações elevatórias ao longo das duas margens do Paraibuna. Essas unidades irão bombear o esgoto que antes era despejado nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência e transportá-lo até a ETE União-Indústria para o devido tratamento. Orçado em mais de R$ 100 milhões, o conjunto de obras que integra o programa de despoluição do Rio Paraibuna tem previsão de conclusão para os próximos 24 meses.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.