23/10/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta 1.700 metros de redes de esgoto no Bairro Marilândia
Graças às obras de despoluição do Rio Paraibuna, o Córrego São Pedro estará livre do esgoto até o final do próximo ano. Nesta sexta-feira, 23, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) deu início aos trabalhos de implantação de 1.700 metros de redes coletoras ao longo do curso d água, no trecho que corta o Bairro Marilândia.
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, os serviços estão focados na Rua Calcedônias, que está recebendo tubos de PVC, com 200 até 350 milímetros de diâmetro: “Atuando com uma vazão média de 45 litros por segundo, a tubulação irá atender cerca de 24 mil moradores das regiões de Marilândia, Nova Califórnia e Novo Horizonte. Assim, o material, que antes era despejado no Córrego São Pedro, será encaminhado para a Estação de Tratamento União-Indústria (ETE), no Bairro Granjas Bethel, cujas obras já estão 75% concluídas. A previsão é de que a intervenção no Bairro Marilândia dure até o final de dezembro”.
“Essa nova rede será conectada aos coletores de esgoto que estamos implantando nas comunidades de Borboleta e Democrata, representando cerca de mais 3.300 metros de tubulações. Na sequência, os efluentes serão direcionados para os dez quilômetros de interceptores que já implantamos ao longo da Avenida Brasil e, de lá, seguirão para a ETE”, detalhou Marcelo.
Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.