01/04/2016 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta 300 metros de coletores de esgoto no Córrego Tapera

“Nos dias de muito calor, o mau cheiro do córrego fica intenso, o que nos obriga a fechar as janelas. Agora que estão trabalhando para despoluir os nossos cursos d`água, tenho certeza de que este problema será resolvido”. As palavras da dona de casa Geralda Dias da Silva refletem a importância das obras de despoluição do Rio Paraibuna, que agora chegam à Avenida Doutor Otávio Dias Moreira, no Bairro Bom Clima, nas margens do Córrego Tapera.

Nesta quinta-feira, 31, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) começou a implantar 300 metros de redes coletoras de esgoto no local, compostas por tubos de ferro fundido, com 250 e 300 milímetros de diâmetro.

“Nossa intenção é atuar nesse trecho até o início de maio, com outras intervenções ao longo da avenida até dezembro. Essa tubulação irá coletar o volume que antes era despejado nas águas do Córrego Tapera, encaminhando-o para uma estação elevatória que construiremos no Bairro Mariano Procópio. De lá, os efluentes serão bombeados pelo relevo íngreme da cidade até o seu destino final: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que está sendo erguida em Granjas Bethel”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

O diretor lembrou ainda que, além do Tapera, a estação irá receber o esgoto coletado nos cursos d`água São Pedro, Matirumbide, Yung e Independência: “Dessa forma, a ETE terá potencial para tratar 70% dos efluentes do município, gerando assim um grande avanço no índice de tratamento de esgoto na cidade, que saltará inicialmente de 10 para até mais de 50% nos próximos anos”.

Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final de 2016.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência