12/05/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta 300 metros de novas redes de esgoto na Av. Brasil

Um Rio Paraibuna livre de poluição. A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) continua trabalhando para tornar este sonho realidade e inicia, nesta quarta-feira, 13, a implantação de mais 300 metros de redes de recalque de esgoto na esquina entre a margem direita da Avenida Brasil e a Rua Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio. Nesta terça, 12, foram utilizados aparelhos topográficos no local, trabalho que permite conhecer o terreno previamente, para posterior abertura das valas.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a tubulação transportará os efluentes da futura estação elevatória que será construída na praça do Bairro Mariano Procópio até a nova estação que a companhia está implantando no cruzamento das avenidas Brasil e Itamar Franco. “Trata-se de uma rede feita em ferro fundido e defofo, com diâmetro de 500 milímetros, que auxiliará no transporte do material coletado pelo relevo irregular da região até o seu destino final: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, cujas obras, em Granjas Bethel, já estão 75% prontas”, explicou.

Para a correta execução dos serviços, a Cesama, com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), interditará parcialmente a via até meados deste mês. “Mesmo trabalhando entre a margem do rio e a calçada, a interdição foi necessária, em virtude dos veículos e equipamentos envolvidos no processo. A interdição ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre 9 e 12 horas, e das 14 às 17 horas”, afirmou Marcelo.

O tecelão Josué Lomar Salomão Filho diz que, com a obra de despoluição, será possível lembrar do Rio Paraibuna de sua infância. “Apesar de saber que é um trabalho a longo prazo, fico satisfeito em pensar que meus netos e bisnetos poderão conhecer um rio mais limpo, como eu pude ver um dia”.

Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência