06/02/2014 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta 580 metros de redes de esgoto no Bairro de Lourdes

Dando continuidade às obras de despoluição do Rio Paraibuna, a Cesama iniciou nesta semana os trabalhos de implantação dos 580 metros de uma rede interceptora de esgoto na Avenida Brasil, nas proximidades da ponte do Bairro de Lourdes. A intervenção seguirá até a região de Vila Ideal e tem previsão de conclusão para o início de março.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, está sendo implantada no trecho uma tubulação de PVC com 200 e 250 milímetros de diâmetro. “Essa rede irá conduzir os efluentes locais para a nossa futura estação elevatória, em Vila Ideal. Da unidade, o volume será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, cujas obras no Bairro Granjas Bethel já estão em andamento. Com uma vazão média de 864 litros por segundo, a ETE irá tratar 60% dos efluentes de Juiz de Fora, incluindo as regiões centro, sudeste, leste e oeste”, explicou Marcelo.

Ele lembrou também que a Cesama está concluindo a implantação de outro interceptor de esgoto, na Avenida Francisco Valadares, na divisa entre os bairros Vila Ideal e Poço Rico. “No local, já foram executados aproximadamente 1.800 metros de tubulações de concreto, com 1,2 metro de diâmetro. Resta agora a finalização dos trabalhos de acabamento na via, que incluem a regularização dos passeios, meios-fios, pontos de ônibus e demais elementos alterados pela obra”, afirmou o diretor.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna tem previsão de término para o segundo semestre de 2015.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência