05/10/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta 600 metros de redes de esgoto no Bairro Borboleta
Com o objetivo de oferecer à população de Juiz de Fora um serviço de saneamento básico de qualidade, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) dá continuidade às obras de despoluição do Rio Paraibuna, desta vez atuando no Bairro Borboleta. Nesta segunda-feira, 5, as Ruas Júlio Menini e Irmão Menrado estão recebendo cerca de 600 metros de novas redes coletoras de esgoto, compostas por tubos de PVC com 200 milímetros de diâmetro.
O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que a previsão é de que a intervenção nos dois trechos seja concluída até o final deste mês. “A nova tubulação será responsável pela coleta dos efluentes produzidos na comunidade, e encaminhará esse material para a Estação de Tratamento União-Indústria (ETE), cujos trabalhos de construção, no Bairro Granjas Bethel,já estão 75% finalizados. Nossa intenção é de que a ETE comece a operar já no primeiro semestre de 2016”, detalhou.
Segundo Marcelo, para minimizar os impactos sobre o trânsito local, foi necessário efetuar a interdição parcial de ambas as vias, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas: “Com o término dessas ações, efetuaremos o recapeamento asfáltico dos trechos, liberando o tráfego nas ruas em seguida”.
Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído até o final de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.