10/09/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta coletor de esgoto no Bairro Mariano Procópio
“Moro aqui desde a década de 40 e estou acompanhando as obras. Estão fazendo um bom trabalho. Dá pra ver a agilidade deles”, contou o aposentado Wilson Rodrigues, morador na Rua Senador Feliciano Pena, no Bairro Mariano Procópio, que observava os serviços sendo realizados no trecho. A obra a que ele se refere faz parte dos trabalhos de despoluição do Rio Paraibuna, que têm o objetivo de elevar de 10 para 65% o índice de esgoto tratado na cidade já no final de 2016, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar dos juiz-foranos.
Os serviços que estão sendo feitos no Mariano Procópio consistem na implantação de 320 metros do coletor-tronco CT São Pedro, que irá encaminhar os efluentes coletados nas regiões da Cidade Alta e do Centro para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em construção no Bairro Granjas Bethel. No local onde acontece a obra, o fluxo de veículos foi reduzido, com uma das pistas interditada, para que os funcionários possam trabalhar com segurança, permitindo, ainda, que os motoristas circulem pela via sem transtornos. A equipe da Cesama que realiza o trabalho técnico-social, com objetivo de informar sobre as obras, também esteve no local, para alertar os moradores sobre as mudanças no trânsito, tirando, ainda, dúvidas sobre o programa de despoluição.
Com um investimento de cerca R$ 130 milhões nesta primeira etapa, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído em 2016. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento de esgoto nos próximos anos.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.