12/04/2016 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta mais 360 metros de redes de esgoto no Vale do Ipê

Além de livrar o Rio Paraibuna do esgoto, as obras de despoluição realizadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) irão ajudar na recuperação dos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, Independência e São Pedro, que cortam vários bairros da cidade. Nesta terça-feira, 12, cerca de 360 metros de redes coletoras de esgoto estão sendo implantadas na Rua Vereador José Gasparete, no Bairro Vale do Ipê. A previsão é de que a intervenção no trecho esteja finalizada no início de maio.

Desde agosto do último ano, a Cesama já implantou cerca de 660 metros de novas tubulações na comunidade, incluindo as ruas Sizenando de Almeida Cruzeiro e Antônio Fellet. “Esse trabalho é parte da implantação do Coletor São Pedro, um conjunto de 14 quilômetros de tubulações que receberão os efluentes que eram despejados no córrego local, encaminhando-os para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos concluindo no Bairro Granjas Bethel”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembrando, ainda, que o coletor atenderá as comunidades de Vale do Ipê, Mariano Procópio, Democrata, Borboleta e Cidade Alta.

Totalizando investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja finalizado até o final de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência