25/05/2015 Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama implanta mais 900 metros de redes de esgoto no Bairro Ladeira

 

As obras de despoluição do Rio Paraibuna continuam sendo realizadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) em vários pontos da cidade. A partir desta terça-feira, 26, a empresa implantará mais 900 metros de redes de esgoto na Avenida Brasil, nas proximidades da ponte do Bairro Ladeira. A intervenção no local se estenderá até meados de julho.

De acordo com o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, o trecho está recebendo tubos de PVC com 200 milímetros de diâmetro, que transportarão o esgoto local para a estação elevatória que a empresa construirá no Bairro Vitorino Braga. “Da unidade, o material será bombeado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, cujas obras no Bairro Granjas Bethel já estão 75% prontas. A ETE receberá os efluentes das regiões centro, sudeste, leste e oeste da cidade, atuando com uma vazão máxima de 864 litros por segundo”, detalhou.

A Cesama, com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), interditará uma faixa junto à margem esquerda da avenida de segunda a sexta-feira, entre 7 e 17 horas, enquanto durarem os serviços. “Antecipamos a intervenção no trecho para minimizar os impactos no trânsito antes da inauguração da nova Ponte Wandenkolk Moreira, que está prevista para o segundo semestre deste ano”, explicou o diretor.

Representando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras seja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência